Nossa Equipe

Hannah Cavalcanti

Idealizadora I Coordenação de produção I coordenação administrativo-financeira

Desenvolvedora Criativa de Projetos na Livre Essência, escritora, produtora cultural, pesquisadora. Doutoranda em Memória Social na Unirio, onde pesquisa memória e gênero. Produziu teatro e projetos educativos e aproximou-se do audiovisual em 2015 com interesse especial pela edição e roteiro. Atuou no curta “Memórias da Solidariedade: Dona Terezinha” em conjunto com os alunos e professores de curso de vídeo Ação da Cidadania (coordenado por Bia Marques); fez a edição do documentário etnográfico “Näcuma: Aquilo que nos pertence” (2017). Foi produtora executiva da Mostra do Filme Marginal em 2019. Idealizadora e coordenadora de produção da mostra FeminaCine (2021). É escritora premiada pelo Ministério da Cultura com o livro “Travessia Perene” (Multifoco, 2019).

Bia Marques

Curadoria 

Formada em Jornalismo pela UFRJ, atuou por 10 anos no fotojornalismo carioca. Migrou para o audiovisual indo estudar Cinema na UFF. Atua como diretora de fotografia no cinema independente e periférico. Assina a fotografia das séries Futuro em Movimento, Noturnas e de vários curtas. Com Dez Elefantes foi contemplada com Prêmio ABC 2009 e Kodak Filmschool Competition 2008 (1o lugar Brasil e 2o lugar sulamericano).


É uma das membras fundadoras do DAFB – Coletivo de Mulheres e Pessoas Transgênero do Departamento de Fotografia do Cinema Brasileiro e também associada à ABC – Associação Brasileira de Cinematografia Ministra oficinas de cinematografia e iluminação tendo circulado por instituições como o Cinema Nosso, Ação da Cidadania, AIC/RJ, SENAI, NPD/Niterói, entre outras.

Rosa Miranda

Curadoria

 

Rosa Miranda é formada em licenciatura em Cinema e Audiovisual pela UFF, mestranda em Cinema no PPGCINE Programa de Pós Graduação em Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense. Foi suplente da setorial de Audiovisual no Conselho Municipal de Políticas Culturais de Niterói. Foi candidata a vereadora de Niterói em 2020, é militante do coletivo Quilombo Virtual das Artes e Cultura de Niterói. Militante do MNU NITERÓI. Associada da Associação de Profissionais do Audiovisual Negros APAN. Curadora de mostras e festivais de cinema, roteirista, produtora, cineasta e arte educadora.

Monica Miranda

Idealizadora I Produção executiva

Graduada em Educação Artística com formação em produção executiva pela UNIRIO; foi assistente produção na Rede Globo de televisão (1980); fundou a Acustica Produção e divulgação em 1998 em Belo Horizonte – passando a atuar também no Rio de Janeiro a partir de 2008. Principais projetos da empresa na área de artes visuais e audiovisual: FESTCINE – Festival de cinema universitário de Belo Horizonte – Intercâmbio Brasil-Portugal; Festcine – Festival de Cinema Universitário de Belo Horizonte- Rio de Janeiro (2008 a 2011) – as três edições realizaram intercâmbio com países de língua portuguesa como Moçambique, Guiné Bissau e Angola ; Imagem & Mulher em Foco – Exposição Fotográfica, ensaio fotográfico de mulheres com necessidades especiais (2010-2011); Projeto Registros e Diálogos tecendo a Igualdade (2010- 2012); Olhares Reabertos (Programa de Fomento a Cultura Carioca, Prefeitura Rio de Janeiro, edital 2013). Trabalhou na prefeitura municipal de Belo Horizonte entre 1999 e 2004 e na FUNDEP – Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (UFMG) entre 2005 e 2008, como Analista de projetos culturais. Fez curso de Direção para cinema na Escola de Cinema Darcy Ribeiro com o Diretor e roteirista Luiz Carlos Lacerda (Bigode). É idealizadora e produtora executiva da mostra Feminacine (2021) e parceira na Livre Essência Produções.

Paloma Monerat

Assistente financeira

Livia Santos

Diretora de Arte I Designer

Criativa, designer unificada, diretora de arte e ilustradora. Fundadora do liv dizain tem vivências no desenvolvimento de layouts para web, impressos, ilustrações técnica e digital, motion design, mídia social e marketing digital. Criadora da identidade visual e desenvolvedora do site e das mídias sociais do projeto.  É autodidata e trabalha apoiando e nutrindo a comunicação de empresas e projetos culturais do Brasil.

Rejane Neves

Assistente de produção

Rejane Neves (Diretora/ Roteirista/Produtora) formada em direção na Escola de Cinema Darcy Ribeiro (2020); é Mestre em Linguística (2014; UFRJ), Bacharel em Letras (2012; UFRJ) e membro da APAN (Associação de Profissionais do Audiovisual Negro). Participou da curadoria do Concurso de Roteiro Rota V (2021) e do REC Festival concurso de Roteiro e curta-metragem (2021). Dirigiu e produziu o curta Silhueta do Afeto (2020, em finalização). Selecionada no curso Cinema e Pensamento: Narrativas Negras no Centro Afro Carioca de Cinema Zózimo Bulbul e argumento no Lab Narrativas Negras para Audiovisual FLUP 2019, parceria com a Rede Globo. Foi diretora, roteirista e produtora do curta ficcional Dois Pesos (2017), exibido em diversas mostras de cinema pelo Brasil. O curta está disponível no canal Spcine.play, desde julho de 2020. Foi assistente de produção longa e série Um dia Qualquer (2020, canal Space) e assistente de arte na série documental. Palmares: Coração brasileiro, Alma africana para o canal Curta! (2019). Fez a direção de fotografia dos filmes: #FicaDarcy (2020); Beijares (2019), No front (2019). Foi assistente de fotografia de “Cassandra” (2017); “Devir” (2017); “Entre Ruinas e Raízes” (2017) e A Diva do Meier (2015). Produziu: Mostra de Cinema #FicaDarcy (2020); A oficina A arte do Ator com Célia Maracajá (2020); Mostra de Cinema Ecdr Boladão (2017); Mostra de Cinema Tardes no Pará (fevereiro de 2017); Feira Cultural Do cortiço à favela
(2016). Possui curso de Direção de fotografia (Escola de Cinema Darcy Ribeiro), registro profissional de Radialista na função de operador de câmera nº 0023349/RJ, capacitação em audiovisual na Escola de Cinema Darcy Ribeiro (2017) e curso de audiovisual pela CUFAs Cidade de Deus (2006).

Rafael Miranda

Produção técnica e vinheta

Rafael Daguerre é fotojornalista, videorepórter e programador visual. Em seu trabalho fotográfico tem por objetivo a comunicação social e o jornalismo independente. Conta com participação em produções como: IV Festival de Cinema Universitário de Belo Horizonte (programador visual, 2009); ‘Samba na Raiz’ (2010); ‘Imagem&Mulher em Foco’ (exposição, fotógrafo, 2010/2011); ‘Registro e Diálogos: Tecendo a Igualdade’ (2011); ‘O Retorno da Arara Amarela’ (2011); ‘Vale do Paraíba: Escravidão e Café’ (2012); Olhares Reabertos, (professor de fotografia, 2014), entre outros. Realizou seis curtas-metragens, sendo o mais recente “Marakà’ná” (2019). Participou de mais dois documentários em 2019 como editor: “A Contra República de Curitiba” e “Confederação dos Tamoios” (Carlos Pronzato). Atualmente faz a Direção de Fotografia no documentário “Bahea da Guanabara: Patrimônio cultural na Cidade Maravilhosa”. Coordena a produção audiovisual da Mostra do Filme Marginal, assina a identidade visual do projeto e é fundador da produtora Distopia Filmes. Parceiro na Livre Essência produções.

Tatiana Sobral

Redatora de mídias sociais

Formada em Letras (Língua Portuguesa /Literatura) com especialização em Língua Portuguesa. Possui também cursos livres na área de marketing digital e mídias sociais.

Em 2019 participou da antologia “Se tens um dom, seja- Bruno Black e as Brunnets”, projeto idealizado pelo poeta e produtor cultural Bruno Black que foi lançado na Bienal do Livro/RJ.

 

Em 2020 lançou seu livro NO CASULO, pela Editora Futurama, no qual reúne reflexões, crônicas e poesias que retratam o cotidiano como amor, recomeço, resiliência, empoderamento, autoconfiança, etc

Todes Play

Produção técnica

Assessoria de imprensa